As autoridades tem que primeiro acordar para a conscientização ecológica junto aos moradores que residem em localidade próximos a áreas de assim como parques, áreas verdes,sítios ecológicos,rios e etc. que por muitas Vezes agridem o meio ambiente por pura falta de conhecimento,creio que uma educação ambiental aquela comunidade especifica seria o principio de um futuro prospero e promissor não só para o meio ambiente mas também como aqueles que ali vivem.
Projetos voltados a introdução e capacitação de passos no intuito de preservar e proteger a Fauna e flora tem se mostrado de boa fonte de renda e de vida sustentável para aqueles que praticam.
Projeto de Conscientização Ambiental
Atualmente a sociedade enfrenta grandes problemas sócioambientais que vêm catalisando as tensões e tornando crítica a relação antrópica com o meio ambiente, pressionando os recursos naturais, em busca do desenvolvimento sustentável. A acelerada degradação ambiental do nosso planeta tem provocado danos irreparáveis aos ecossistemas, ocasionando a extinção de várias espécies da biodiversidade, o esgotamento dos recursos naturais à poluição global e desintegração social dos seres humanos.
A educação, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. A ineficiência do atual modelo de desenvolvimento, em face da sua incapacidade para lidar com as questões ambientais, gerou a necessidade de repensá-lo.
A Educação Ambiental foi a forma encontrada internacionalmente para promover mudanças de mentalidade, tanto de proteção à vida no planeta, quanto de melhoria do meio ambiente. Ela pode ser entendida como um processo educacional que prepara o indivíduo a perceber que as relações sociais e econômicas, socialmente construídas pela humanidade, devem ser justas e considerar a Terra a partir da finitude dos seus recursos naturais existentes.
Nesse sentido de conscientização ecológica, o Colégio “Santa Rita” desenvolveu, juntamente com seu corpo docente e discente, uma campanha de conscientização ambiental, tendo-se como objetivo criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. De acordo com Rosangela Moreira Pertence, coordenadora Pedagógica do Colégio “Santa Rita”, é de extrema importância inserir as crianças e os jovens nos trabalhos de conscientização ambiental. “É essencial trabalharmos uma consciência ambiental com as crianças e os jovens. Acreditamos que as crianças possuem um método de persuasão natural perante aos adultos. E com linguagem simples e pequenas atitudes, percebemos que elas representam uma mudança significativa na reeducação familiar nas questões ambientais”- afirmou Rosangela Moreira Pertence.
FONTE:https://colegio.fasar.com.br/index.php?fasar=ambiental