A Mata do Xem-xem localiza-se no município de Bayeux, Paraíba, e foi decretada "Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-xem" em 28 de agosto de 2000, pelo Decreto Estadual nº 21.252. O acesso à unidade é feito pelas rodovias BR-230, BR-101 e PB-042.
Com superfície de 181,22 hectares, apresenta uma vegetação caracterizada pela formação de exuberante floresta subperenifólia costeira, mais conhecida como mata atlântica. Associada a ela, encontra-se a mata de restinga, vegetação típica de solo arenoso, com predominância de espécies arbustivas. O clima da região é do tipo quente e úmido, com chuvas de outono/inverno e temperatura oscilando em 20°C a 34°C. A pluviosidade em torno de 2.000 a 2.200mm anuais.[1]
Criada recentemente, esse unidade de conservação tem sido utilizada pelo Centro de Treinamento do Exército, pela comunidade (para lazer e recreação) e pelas escolas (para educação ambiental). Não há conflitos pela posse da terra, já que é área do estado.
Atualmente, a Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente, da Paraíba), órgão responsável por administrar o parque, busca recursos para garantir aquele ecossistema. Pretende ainda implantar um posto de produção de mudas e promover a construção da cerca de proteção, tarefas tidas como prioritárias pela chefia da unidade, seu conselho gestor, bem como pela prefeitura de Bayeux e pelo Exército Brasileiro. Os trabalhos, já iniciados, contam também com voluntários.
eu Valdeyr Galindo tenho o previlegio de mora ao lado desta linda mata.
fonte: wikipedia,enciclopédia livre
https://www.ibama.gov.br/documentos/cartilha-leis-de-crimes-ambientais