joão Pessoa,capital paraibana
Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa já recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo. O belo título foi dado por causa de um cálculo que relacionava o número de habitantes com as áreas verdes e foi concedido durante a ECO-92. Na ocasião, a capital paraibana só ficou atrás de Paris. Outro apelido de João Pessoa é “Porta do Sol”, já que na cidade fica a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.
a SEMAM apenas no primeiro semestre de 2011 registrou mais de 4.708 denuncias e chegou a aplicar cerca de 129 multas, é oportuno lembrar que 101 multas foram aplicadas a proprietários de carro que estavam causando poluição sonora,o qual se enquadra em crime ambiental.( lei 9.605/98 artigo 54).
Cumpre observar que a SEMAN por falta de pessoal na área de fiscalização acaba sendo um órgão mais focado no crime ambiental por poluição sonora, pois é o que mais incomoda a sociedade de João Pessoa, pois sendo assim o motivo da diferença de 129 multas sendo 101 autuação por poluição sonora ,sendo estas e torno de 90% das denuncias atendidas.
fonte:Valdeyr Galindo
A secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa foi pioneira na elaboração do sistema Municipal de áreas protegidas – SMAP. Aprovado pela câmera Municipal de vereadores no dia 16 de junho de 2011, por meio de lei Municipal 12.101/2011 o SMAP definiu critérios e normas para a implantação e gestão de áreas verdes no município, visado garantir os serviços ambientais a população. Esta lei é mais um instrumento para a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica de João Pessoa.
fonte:Valdeyr Galindo